Primeiro, pense que de forma geral, o sangue que deveria ir para a musculatura e nos ajudar a fazer o exercício está indo também para a pele, para ajudar a manter a temperatura em níveis saudáveis. E quanto maior o calor, mais sangue para a pele e menos para o músculo. Logo todas as nossas ações devem ser para que o corpo não esquente tanto!

  • Então, a primeira só pode ser evitar os horários mais quentes do dia! Sei que é difícil por que no verão, algumas cidades as 8 da manhã já estão com temperatura próxima dos 30° e ela se mantém alta até umas 19, 20. Por isso, melhor forma de fazer seu corpo não esquentar tanto é fugir desses horários que estão bem quentes! Um aumento de 5° pode fazer com que o exercício fique em torno de 4% mais difícil! Imagine então comparar uma corrida a 20° com outra há 35°C! Vai complicar não?
     
  • Nosso corpo utiliza a água para se manter resfriado. Então, beba água! Antes, durante, depois! Uma ótima alternativa é utilizar durante o treino garrafas de mão, cintos ou mesmo mochilas de hidratação. Não só beba como jogue no corpo para que o calor não te afete tanto! 
Mochilas de hidratação são bastante comuns em corridas e caminhadas longas.

Mochilas de hidratação são bastante comuns em corridas e caminhadas longas.

 

  • Evite bebidas e alimentos pesados ou mesmo os que causam desidratação. Essa é uma dica para qualquer treino, mas ganha força agora. O álcool e café de forma geral não contribuem para nossos níveis de hidratação e as comidas pesadas, muita gordura e/ou proteína acabam exigindo muito para digerir e quando vem o exercício e calor, fica tudo muito pesado!
     
  • Utilize roupas adequadas. Temos ótimas opções de roupas esportivas com tecidos tecnológicos que facilitam a troca de calor e mantem o corpo resfriado. Então, invista um pouco e tenha peças de qualidade para esses dias que o maçarico está em potência máxima. E sabe aquela meia de algodão, superconfortável? Ela vai esquentar bastante seu pé!
     
  • Atenção também a locais muito úmidos! A umidade alta é mais uma variável que nos atrapalha. Então, se estiver num local que não conhece, busque saber tanto a temperatura quanto a umidade para escolher o melhor horário para seu treino.

No mais, pense sempre que o calor vai atrapalhar e que seus treinos vão ficar mais pesados e você terá de ser um pouco mais paciente com seu rendimento. Mesmo escolhendo os melhores horários e seguindo a indicações, sua performance vai cair. Então, não se cobre nesses dias, relaxe e faça o treino sem se preocupar tanto com velocidade, ritmo, pace. Só o fato de você treinar nesses dias que o corpo não quer já será muito bom!